domingo, 17 de abril de 2011

A vida das árvores em São Paulo é um desastre...


A vida das árvores em São Paulo é um desastre......programas institucionais e municipais antagônicos fazem da vida campestre um inferno, cível que tem consciência ecológica e respeito à vida são consideradas pessoas afetadas.
Muita autoridade à ciência, muita razão em contra partida com pouca ou nenhuma compaixão fazem das vida das plantas, árvores e pequenos animais um caos. Com a flora comprometida pela interferência humana a fauna fica com seu relógio ecológico totalmente confuso, filhotes de pássaros abandonados compõem o tema caótico dos parque e praças em São Paulo, lugar de conteúdo natural apropriado para diversão, atividades de lazer, relaxamento e descontração ao ar livre para uma vida mais saudável, dá lugar à dor e ao sofrimento, onde as crianças são os maiores alvos que acabam trocando suas brincadeiras e diversões para prestarem socorro aos animaizinhos, que sem receberem o tratamento adequado acabam por morrem sob o calor de suas mãozinhas.
Crianças que buscam momentos de diverção em seus parques e praças saem de lá tristes e com seus coraçõeszinhos partidos pela dor da morte, acompanham a agonia dos filhotes dos pássaros urbanos seguidos do sentimento de impotência que as impelem ao conformismo. Quando se tornarem adultas, se transformarão em cidadãos com qual nível de consciência cívica?
Os ninhos construídos nas árvores urbanas, violentamente dizimados pelas atrozes, porém adjetivadas de, podas necessárias sem o menor critério e respeito pela vida como um todo, sem nenhuma consciência e respeito pela harmonia da paisagem urbana, também como um todo, é tão elementar assim aponto de ser irrelevante tal discussão? Fato é que a realidade dos bastidores da vida ecológica em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, que a cada dia oferece tecnologia mais avançada em transportes urbanos e meios de locomoção anda a passos contraditórios com o meio ambiente. Pessoas pagando para que árvores sejam cortadas clandestinamente, com a matéria orgânica resultada das podas sendo transformada em lenha para pizzarias locais, se incineradas, comprometendo a qualidade do ar já carregado de CO2, o que dizer , o que esperar?.Assim sendo, me parece que não faz parte da memória consciencial humana;
  • que as árvores transformam o Co2 em Oxigênio - elemento fundamental à vida humana.
  • que a vida humana consome Oxigênio durante toda a sua existência sem dar nada em troca.
  • quanto menos árvores menos oxigênio, menos vida.

  • que o Criador sabendo dessa necessidade humana, espalhou pelo planeta uma das suas mais preciosa criação " A Arvore" , símbolo Taoísta da benevolência e fonte inspiradora de um dos mais preciosos e fundamentais treinamento Taoista - o Zhan Zhuang - ficar em pé imóvel como uma árvore.




Há mais de duas semanas, caminhões e mais caminhões transbordando de galhos das podas sem o menor critério saem dos parques e praças municipais de São Paulo. Destino?


O Japão é um exemplo de consciência da importância da natureza na vida humana principalmente à sua preservação urbana.

Harmonizando o Sagrado com o irreverente,
o passado com o futuro,
a natureza com o progresso urbano, fazem deste pequeno país uma grande potência mundial.

.






Um pequeno detalhe que faz toda a diferença?

4 comentários:

  1. Olá Velzi, estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu blog.

    Quando puder passe por lá, vai ser prazer ter sua companhia.

    bjs
    www.tatidesignercake.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  2. Ok Amiga, obrigada pela visita, pelo prestigio e principalmente pelo gentil convite

    ResponderExcluir
  3. Oi Velzi, o link do post é:

    http://arvoresnacidade.blogspot.com/2011/04/atroz-podagem-na-praca-witaker-em.html

    Beijos,
    Celia

    ResponderExcluir